Sensoriamento

Medir para gerenciar

Um dos importantes produtos tecnológicos oriundos da fotônica, foi o surgimento de sensores ópticos para diversos fins. Desde os primórdios da era espacial, os programas CORONA, LANDSAT, SPOT, mostraram a possiblidade do sensoriamento remoto e a possiblidade dos monitoramentos dos recursos terrestres por meios ópticos, via sensores especialmente desenhados.

A série LANDSAT foi a pioneira em prover bandas espectrais dedicadas ao sensoriamento da vegetação, água, e a criação e difusão de uma série de tecnologias para o monitoramento da saúde e qualidade da nutrição da vegetação. No Brasil, seguindo a mesma linha, houve o importante programa CBERS, produto da cooperação com a China, aonde uma série de satélites de monitoramento de recursos terrestres estão em órbita produzindo imagens multiespectrais, câmeras nacionais, com importantes usos pela agricultura do país, amplamente utilizados pela gestão ambiental.

Os sensores ópticos e eletrônicos ao longo dos anos foram aperfeiçoados, e versões simplificadas e bem dedicadas podem hoje ser instalados em aviões, drones e até mesmo em veículos terrestres, portáteis, permitindo a medição e o sensoriamento direto das condições das plantas.

Os sensores são utilizados para calcularem índices de vegetação ou foliares diferenciais, como NDVI, NDRE entre outros. São amplamente utilizados pela agricultura de precisão e são fundamentais para permitir o apontamento dos resultados obtidos, na geolocalização, na modulação das práticas de manejo, nas correções de fertilidade do solo, nas necessidades nutricionais da planta, nas condições hídricas, entre outros.

A AgroFotonica possui ampla experiência no desenho de sensores ópticos especializados, ao requerido conteúdo espectral, ao específico cultivar, às condições ambientais, sendo capaz de conceber arquiteturas dedicadas à missão, à plataforma, e ao custo desejado. Possui membros com mais de 30 anos de experiencia no ramo, que participaram de importantes missões neste segmento.

A AgroFotonica pode desenhar e produzir específico sensor, adaptado às condições de operações desejadas pelo cliente. Para maiores detalhes envie mensagens explicando seu caso e interesse para contato@agrofotonica.com.br